Como conciliar trabalho e maternidade?

Como as mamães podem conciliar trabalho e maternidade?

O que fazer conciliar trabalho e maternidade – A sociedade está mudando em uma velocidade frenética. Prova disso é que basta olhar um pouco para trás e lembrar como viviam as famílias antigamente. O conceito de família mudou drasticamente e nada tem haver com seu formato  atualmente.  

Como todos sabemos, tradicionalmente na distribuição dos papéis familiares, o homem se encarregava da provisão, do sustento, e de garantir a estabilidade e todas as necessidades da família. Enquanto a mulher dedicava-se única e exclusivamente aos cuidados com os filhos e da casa.

O que aconteceu nos últimos anos que gerou o  desafio de conciliar trabalho e maternidade?

Desde que as mulheres se inseriram no mercado de trabalho,  tornou-se comum nos depararmos com estas profissionais se desenvolvendo para conseguir conciliar a vida profissional, cuidados com a casa e com a família. Aquela mãe que antigamente abandonava a carreira para tão somente cuidar do filho após a gestação – isso quando trabalhavam, pois muitas eram apenas dedicadas ao lar – hoje tem poucos meses para se adaptar à nova vida e voltar ao trabalho fora com o mesmo ritmo.

Atualmente as mamães, em sua maioria, enfrentam um de seus maiores desafios que é conseguir encontrar equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar. Elas precisam se desdobrar para dar conta de tanta coisa ao mesmo tempo. Isso acaba gerando uma sobrecarga sobre seus ombros a ponto delas  não terem  tempo e nem disposição para os cuidados consigo mesmas. 

Mas o que importa mesmo para estas “super mamães”, que cada dia mais estão presentes no mundo corporativo,  é conseguir se desdobrar para encontrar o equilíbrio entres essas áreas de suas vidas  de forma que uma não venha atrapalhar a outra. Além disso, é viável certificar-se como estas questões são tratadas pela empresa e se empenhar para seguir o que costuma ser aplicado para não gerar conflitos ou problemas futuros.

Mas o que fazer para resolver o desafio de conciliar trabalho e maternidade?

Hoje em dia já existem muitas empresas que valorizam e atentam para essa questão de aproximação entre pais e filhos e até já adotaram  normas que favorecem essa situação. Algumas delas oferecem descontos em creches e escolinhas nas proximidades do trabalho,outras, tem berçários dentro da empresa, ou então, flexibilidade de horário ou banco de horas para o acompanhamento dos filhos, e por aí vai..

Existe outra questão muito importante que merece atenção dessas mães que trabalham fora, que tem filhos pequenos, que é a administração dos afazeres e organização do tempo para não misturar as coisas. É preciso separar o momento de trabalho da hora de aproveitar o tempo com a família evitando preocupações. Misturar as situações é um grande erro que muitas cometem ao levarem tarefas do trabalho para casa, ou levar  problemas pessoais para o trabalho, e o causador dessa confusão toda nada mais é do que falta de planejamento e gerenciamento do tempo.

É importante não levar trabalho para casa.

O ideal é que as tarefas sejam organizadas para serem realizadas dentro do expediente e que ficar depois do horário ou levar trabalho para casa seja situações pontuais e jamais se torne algo corriqueiro. Isso ajudará a saber organizar, priorizar e delegar suas tarefas, além de possibilitar que tenha horas de lazer e descanso, auxiliando ainda mais em sua motivação e produtividade“,

Atualmente o perfil predominante é o de mulheres que harmonizam a maternidade e a carreira com sucesso.  É claro que existem exceções, mas em sua maioria, podemos dizer que o impasse da vida moderna e das dificuldades de tempo para cuidar dos filhos e do trabalho, é possível solucionar com planejamento. 

Dicas para ajudar a solucionar o desafio de conciliar trabalho e maternidade:

Escolher um lugar seguro para deixar as crianças. Ter um lugar seguro como a casa dos avós por exemplo, ou ter uma pessoa de confiança para cuidar dos pequenos em sua ausência é o mais aconselhável. Dessa forma, poderá  fazer seu trabalho tranquilamente e  não será preciso se ausentar da empresa por questões que podem ser solucionadas de forma mais amena.

Planejar e organizar. É fundamental planejar as suas tarefas no trabalho e negociar períodos que se ajustem conforme  as suas necessidade, da empresa e do seu superior; 

Ajustar o tempo tanto em casa como no trabalho. Evite excessos nos dois lados, seja em horas extras, saídas ou faltas no trabalho.

Aproveitar o tempo no trabalho totalmente focada na realização de suas tarefas. Da mesma forma desfrutar do seu tempo em casa com a família, sem misturar as coisas. Nada de levar problemas de casa para o trabalho bem como não levar trabalho para casa. 

Separar tempo com qualidade para a família. Para as mamães que têm carga horária de trabalho muito intensa e passam bastante tempo fora de casa, é essencial aproveitar os momentos em casa com dedicação total aos filhos. Ou seja, que os poucos momentos juntos sejam com qualidade e produtivos para que assim  seja compensada a falta que fazem durante o dia.

Aproveitar ao máximo os dias de folga. Programar passeios com os filhos, criar momentos de diversão com muita interação envolvendo toda a família. Tenha em mente que a  qualidade do tempo que passam juntos é mais importante do que a quantidade. Por isso, aproveite esses momentos em família para se conectar de forma intensa, profunda e positiva com seus filhos. Isso fará com que se sintam amados. 

Planejamento e organização é fundamental

Todas nós sabemos o quanto é desafiador conciliar trabalho e maternidade, mas acreditamos que é possível sim, com planejamento e organização. Seja consistente na busca pelo equilíbrio entre todas as áreas de sua vida.

Gostaríamos de saber qual é a sua opinião sobre o assunto. Conte-nos quais são as suas dicas para conciliar trabalho e maternidade.

Você vai gostar de ler também: Como ser produtiva no trabalho.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.