Como cuidar dos cabelos

Estamos cada vez mais preocupadas em saber como cuidar dos cabelos e dispostas a fazer o que for preciso para mantê-los bem. Afinal, é importante saber o que é necessário para cuidar dos cabelos: quais os melhores produtos, que truques usar, quantas vezes e com que frequência lavá-los, entre outros. Enfim, neste artigo, vamos esmiuçar tudo o que é preciso para cuidar dos cabelos e garantir que fiquem lindos, saudáveis, brilhantes e fortes. 

como cuidar dos cabelos

Quantas vezes é necessário lavar os cabelos?

Lavar os cabelos com frequência é importante se você está exposta a sujeira, poeira e suor. Por outro lado, lavar os cabelos diariamente pode danificar os fios porque removerá toda a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo. Em suma, a frequência ideal é lavá-los duas vezes por semana ou, no máximo, três vezes, se necessário.

É necessário lavar os cabelos antes de pintar?

Muitas pessoas se perguntam se é realmente necessário lavar os cabelos antes de pintar. Primeiramente, pintar os cabelos sem lavá-los pode resultar em coloração fraca e a cor não aguentar por muito tempo. Isso ocorre porque a oleosidade e a sujeira podem impedir que a cor penetre nos fios de cabelo e o resultado será o desbotamento bem mais rápido. 

Dessa forma, é recomenda-se que você lave o seu cabelo com shampoo para remover o excesso de oleosidade e sujeira e garantir que o pigmento da coloração alcance os fios uniformemente. 

Logo, se você não tiver tempo de lavar o cabelo, use um shampoo seco

como cuidar dos cabelos

Utilização de Shampoo e Condicionador

É importante usar shampoo e condicionador adequados para o seu tipo de cabelo, pois cada tipo de cabelo requer cuidados específicos para manter sua saúde. Escolha com cuidado os produtos que você vai usar para lavar os cabelos.

Como escolher o melhor shampoo?

Para que você possa otimizar o cuidado com seus cabelos, é importante escolher o shampoo certo. Escolha um shampoo específico para o seu tipo de cabelo. Bem como, se você tiver cabelos oleosos, o shampoo certo ajudará a reduzir o excesso de oleosidade. Por outro lado, se você tiver cabelos secos, opte por um shampoo hidratante. Os shampoos que contém agentes suavizastes ajudam a proteger contra a quebra, enquanto os shampoos à base de ácido lático ajudam a restaurar a umidade.

Como escolher a melhor máscara o cabelo?

A máscara para cabelos é um dos melhores tratamentos capilares. A máscara serve para fornecer hidratação de forma profunda e intensa. Além disso, ela também ajuda a nutrir e reparar as diferentes partes dos cabelos, dando maior brilho e fortalecendo-os. Por fim, para escolher a máscara ideal para o seu tipo de cabelo,  escolha aquelas hidratantes, nutritivas e fortalecedoras, com óleos naturais como óleo de coco, óleo de  argan, manteiga de karité, etc.

como cuidar dos cabelo

Cortar as pontas do cabelo ajuda a crescer?

Cortar as pontas do cabelo não ajuda diretamente no crescimento, mas pode deixá-lo mais saudável e com um aspecto melhor. Quando o cabelo está danificado, as pontas ficam mais fracas e quebradiças, o que pode atrapalhar o seu crescimento. Assim, cortar as pontas regularmente ajuda a remover esses danos e mantém o cabelo forte e saudável, o que facilitará o seu crescimento.

Entenda qual o seu tipo de cabelo

É importante entender o seu tipo de cabelo para saber qual é o cuidado que eles exigem. Os tipos de cabelo mais comuns são oleosos, secos, normais e mistos. Quem tem o cabelo oleoso precisa lavar com uma frequência mais alta, ao passo que quem tem o cabelo seco deve lavar menos.

Diferentes tipos de cabelo necessitam de cuidados específicos

Cada tipo de cabelo exige cuidados específicos. Por exemplo, o cabelo oleoso precisa de produtos especialmente formulados para selar o brilho, enquanto o cabelo seco precisa de produtos que forneçam nutrientes e hidratem os fios.

Como fazer o tratamento com queratina?

O tratamento com queratina é um tratamento reconstrutor para os cabelos danificados. Ele ajuda a recuperar a saúde dos fios, bem como torna-os mais resistentes e saudáveis. O tratamento é feito com uma solução que contém queratina, que é um dos principais componentes dos cabelos. Logo, deve-se aplicar a solução nos cabelos e lavá-los. Depois disso, fazer uso de produtos específicos para cabelos tratados com queratina.

Como prevenir a queda de cabelo?

A queda de cabelo é muito comum e causada por vários fatores, tais como estresse, hereditariedade, má alimentação e uso de produtos inadequados. Para prevenir a queda dos cabelos, você pode usar produtos específicos para cabelos que contenham vitaminas e nutrientes que ajudam a fortalecer os fios. Além disso, é importante manter uma alimentação saudável e evitar o estresse.

máscara capilar

Como evitar o ressecamento dos cabelos?

O ressecamento dos cabelos é um problema muito comum. Para evitar, deve-se lavar os cabelos com shampoo adequado para o tipo de cabelo e tratá-los com máscaras hidratantes. Você também deve usar produtos com proteção térmica para se proteger do calor dos secadores, chapinhas e babyliss. Além disso, é importante usar finalizadores como óleos e sprays, que ajudam a proteger os fios.

Mais 7 Dicas de cuidados com os cabelos

  • Não tome banhos muito quentes. É mais saudável lavar seus cabelos com água fria.
  • Evite esfregar os cabelos com a toalha. Isso pode fazer com que os fios se quebrem e causem frizz.
  • Não deixe o creme no couro cabeludo. Isso pode causar queda de cabelo.
  • Use um protetor térmico. Protege contra o calor de secadores e chapinhas e também da ação do sol.
  • Corte o cabelo a cada 3 meses para revitalizar e evitar pontas duplas.
  • Jamais durma com os cabelos molhados, seque-os muito bem.
  • Use um leave in, principalmente se seus cabelos forem crespos ou cacheados.

Técnicas de penteado para diferentes ocasiões

Para algumas ocasiões especiais, como casamentos, bailes de formatura e jantares, é importante aprender técnicas de penteado que possam ajudar a realçar a beleza dos seus cabelos. Experimente diferentes estilos para encontrar o que melhor se adequa ao seu rosto.

Tratamento Capilar Profissional

Para um tratamento capilar profissional, basta ter os produtos adequados e conhecer os procedimentos certos. Encontre um profissional capaz de recomendar um tratamento adequado para o seu tipo de cabelo.

Definitivamente, vale à pena ter os cuidados adequados com os cabelos. Bem como, garantir que seus cabelos permaneçam saudáveis, bonitos e fortes. Afinal, é importante escolher os produtos certos, lavar os cabelos corretamente e experimentar técnicas de penteado adequadas para todas as ocasiões. Por fim, se você estiver com dúvidas, busque a ajuda de um profissional da área para obter resultados ótimos. 

Compartilhe nos comentários suas dicas de cuidados com o cabelo.

Você vai gostar de ler também: Como fazer cronograma capilar

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.