Como fazer cronograma capilar

Aprenda neste artigo como fazer cronograma capilar e cuidar da saúde dos seus cabelos em sua casa!

O procedimento de Cronograma Capilar é um programa de cuidados que alterna três principais tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada fase do programa apresenta um recurso especial  para cabelos desgastados por motivos como poluição, cloro na água, excesso de uso de secadores, chapinhas e ferramentas de aquecimento como babyliss, além de exposição ao sol e vários procedimentos químicos como: coloração,  descoloração, relaxamento , e por aí vai!

Seu cabelo está seco, sem brilho e fraco? Você já conhecia o poder do Programa de Cronograma Capilar e seus inúmeros  benefícios? E o melhor de tudo é que você pode realizar em casa sem muitos custos, e ainda por cima obter  resultados como os  de salão. Que legal né? 

Quem pode fazer o cronograma capilar?

O cronograma capilar é adequado para todos os tipos de cabelo, independente da curvatura, tom ou textura.  É totalmente possível atender as necessidades dos fios e alcançar a restauração total da saúde capilar, ao alternar os procedimentos, dentro do período recomendado que são quatro semanas, dependendo da necessidade de cada tipo de cabelo.

Agora você já compreendeu  o que é cronograma capilar, saiba quais são os benefícios de cada fase do tratamento e como realizar o procedimento a partir da sua casa.

como fazer cronograma capilar

Fase de hidratação do cronograma capilar

A hidratação é uma das fases mais conhecidas do tratamento, porque repõe a umidade e os nutrientes que o cabelo perde no decorrer do dia. Quando os cabelos estão hidratados ficam sem pontas duplas, mais leves e livres de ressecamento.

Para fazer hidratação em casa, escolha um creme específico para este  procedimento. Não deixe de verificar se está escrito  no rótulo a palavra “hidratação”. Para potencializar esse processo, existem nutrientes que podem intensificar muito mais a hidratação, como óleos naturais, tais como: óleo de coco, azeite de oliva, óleo de argan, óleo de rícino, de abacate, etc. além de vitaminas, d-pantenol e aminoácidos. É só misturar e vai estar tudo pronto para intensificar essa fase.

Fase de nutrição do cronograma capilar

Dentro do  cronograma capilar, o procedimento de nutrição tem importância muito significativa especialmente para os cabelos crespos e cacheados que são os tipos mais propensos ao ressecamento, pois a curvatura do cabelo impede que a oleosidade do couro cabeludo chegue até as pontas.

A nutrição tem como objetivo fazer a reposição dos óleos que preservam os fios contra os  fatores externos e da poluição que prejudicam os cabelos, selando os fios e conferindo definição.

Nesta fase recomenda-se o uso de um produto próprio para nutrição, que tenha em sua composição variados tipos de manteigas e óleos naturais. Além disso, integrar à misturinha,  produtos com ácidos graxos e vitaminas, vai potencializar ainda mais o efeito.

Como fazer cronograma capilar

A nutrição pode ser realizada em três etapas

1- Máscaras nutricionais que contenham manteigas e óleos de suma importância para a reposição da oleosidade dos fios no momento do banho. Porque possuem ação rápida de aproximadamente cinco minutos.

2-Umectação com óleos vegetais. Processo em que antes da lavagem, se envolve completamente os cabelos com óleos vegetais, deixando agir por 30 minutos e, logo em seguida, deve-se lavar normalmente.

3- Umectação noturna. É um procedimento indicado para cabelos com baixo ou elevado grau de ressecamento. É feita com maionese capilar ou com óleos vegetais. A aplicação se faz com os cabelos ainda “sujos”, antes de deitar porque sua ação é durante o sono. Vale ressaltar que é necessário envolver os cabelos  com uma toalha ou fazer uso de uma touca de cetim. No outro dia, pela manhã, basta lavar com água morna.

Fase de reconstrução do cronograma capilar

Como o nome sugere, o processo de  reconstrução tem como função reconstruir os cabelos enfraquecidos, porosos e finos, especialmente aqueles que foram danificados recentemente por conta de ações químicas. A reconstrução deve ser feita semanalmente para cabelos nesse estágio de degradação. Por outro lado, se o cabelo estiver saudável, a orientação é que seja feita a cada 15 dias.

A reconstrução é a melhor forma de restaurar a fibra capilar porque age fazendo a reposição das proteínas do cabelo, principalmente da queratina. Atenção para fazer uso da máscara correta para esse processo. Logo, dê preferência àquelas que contenham colágeno, queratina e creatina em sua composição.

Orientação importante!

Na hora de hidratar os cabelos, é recomendável  que use uma espátula plástica  para pegar o creme e não contaminar o produto por conta de contato com as mãos. Depois basta dividir o cabelo em quatro partes para poder enluvar bem, evitando a raiz. O tempo de ação é de acordo com a recomendação no rótulo do produto.

Como detectar qual é a necessidade do meu cabelo?

A chave para ter cabelos saudáveis e bem cuidados, é um cronograma muito bem elaborado, e para isso existem aplicativos que ajudam a identificar qual é a etapa ideal para o seu cabelo e orientam durante todo o processo. O app “meu cronograma capilar” é bastante intuitivo, além de fácil de usar. É compatível tanto para android quanto iOS, além disso é gratuito, é só baixar na app store ou play store.

É de suma importância usar o aplicativo porque ele ajuda quem não tem nenhuma experiência com cronograma capilar e nunca fez um. Com base nas respostas a um questionário com oito perguntas a respeito do cabelo é que automaticamente o aplicativo vai apresentar a frequência de cada etapa, e ainda, mandar notificações perto do horário habitual do banho.

E não é só isso, não! O aplicativo é super interativo. Dentro dele tem muitas dicas de misturinhas e fórum para compartilhamento de experiências e dicas das usuárias. Enfim, tem muita coisa legal para ajudar a não ter a impressão de que está perdida e sozinha. 

Mas além do aplicativo tem uma outra forma de analisar a necessidade do cabelo que é bem simples. É o teste de porosidade feito somente com um copo de água. Uma maneira rápida e fácil de compreender a vitalidade dos fios, é encher com água filtrada um copo transparente. O que vai determinar o resultado é como o fio vai se manter dentro do copo.

Confira como se faz o teste

1 – Fio flutuando (cabelos não muito danificados)

Seus cabelos estão saudáveis caso o fio flutue na água, sendo necessário apenas aumentar a aplicação da máscara de hidratação no decorrer do cronograma.

2 – Fio na metade do copo (cabelos danificados)

Caso o fio não submerge totalmente e nem flutue, pairando na metade do copo, então, demonstra que seus cabelos apresentam porosidade razoável e precisa de nutrição.

3 – Fio totalmente submerso (cabelos  demasiadamente danificados)

No caso do fio submergir completamente, isso evidencia que os cabelos estão em avançado estado de porosidade e precisa de reconstrução.

como fazer cronograma capilar

Siga o roteiro para cronograma de acordo com seu resultado do teste de prorosidade

Calendário para cronograma capilar

Você vai gostar de ler também: Hidratante da Natura Todo Dia

 

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.