Horta na cozinha

Acreditamos que ter sua própria horta na cozinha de sua casa é uma ideia que a maioria das pessoas concordam ser boa. Cozinhar é uma verdadeira terapia para muitos amantes da culinária. Agora imagine poder colher as suas hortaliças preferidas fresquinhas para utilizar no preparo daquela comida caseira e com sabor único que você ama! Conhecemos uma boa comida pelo seu aroma, não é? E os temperos são um dos responsáveis por deixar uma refeição saborosa. Mas, melhor ainda, é tirar esses temperos direto da sua horta.

Dicas para montar sua horta na cozinha

Neste artigo vamos compartilhar  dicas simples e práticas sobre a escolha das sementes, o cultivo, os cuidados, o recipiente ideal e muito mais. Além de ideias criativas para aproveitar o espaço em sua cozinha e mantê-la organizada. 

Escolha do recipiente e local

Dependendo do espaço disponível e do tipo de planta, o primeiro passo é a escolha do recipiente. As plantas podem ser cultivadas em vasos de cerâmica, embalagens recicláveis, caixas de madeira, inclusive, até em canecas. Tem também a alternativa criativa de horta vertical que utiliza a parede e que aproveita muito bem o espaço além de trazer um visual diferenciado para a sua decoração.

Fertilizantes

Depois de decidir sobre o espaço e recipiente, precisa fazer a escolha dos fertilizantes para nutrir sua horta. Considere importante escolher um fertilizante de boa qualidade para o fornecimento de nutrição adequada. Se você optar por terra de jardim, certifique-se de que possui nutrientes suficientes para alimentar suas plantinhas. Agora, se você tem quintal e é lá que pretende montar sua horta, e vai plantar desde pimentas e tomates, até couve, couve-flor, cebolas, ervilhas e outras mais, então, tem a opção de utilizar adubo orgânico, porque ele não só vai suprir todas as necessidades da horta como também vai manter o solo super saudável e cheio de nutrientes.

Escolha das hortaliças:

horta na cozinha

Depois de fazer a escolha do recipiente e tipo de adubo que vai utilizar, chegou o momento de escolher as hortaliças. As mais indicadas para o cultivo em horta na cozinha são: tomilho, manjericão, coentro, salsa, e os que você prefere usar no preparo de suas comidas. Cada hortaliça tem suas particularidades de cuidados e de plantio.

Manjericão:

O manjericão é ideal para se cultivar em espaços e vasos menores porque cresce pouco. Mas necessita ser regado constantemente.

Tomilho: 

Recomenda-se cultivar em solo arenoso e com bom escoamento. Também precisa estar em ambiente em que receba luz do Sol. É muito utilizado na culinária mediterrânea. Caso você tenha também sálvia e oréganos na sua horta, pode colocar junto com o tomilho porque as três espécies convivem juntas em boa harmonia.

Coentro: 

Este gosta de solos levemente irrigados e também precisa de luz do Sol. Precisa ser regado semanalmente, mas tenha cuidado para não molhar demais porque não vai fazer bem à planta. As irrigações precisam ser espaçadas conforme o desenvolvimento da hortaliça.

Salsa:

Esta espécie se ajusta a diferentes tipos de solo e necessita de luz indireta. Portanto, o ideal é colocá-la em espaços iluminados, mas sem a incidência da luz do Sol diretamente.

Plantação:

Nesse ínterim, já está tudo pronto. Feita a escolha dos materiais necessários e das hortaliças que vai utilizar, então, chegou o momento de plantar. A plantação é um dos passos mais relevantes do processo porque é o primeiro passo para o desenvolvimento das plantas. Antes de mais nada, misture a terra com o fertilizante escolhido, acrescente água e mexa bem até chegar a uma mistura homogênea. Agora basta encher o recipiente com a mistura e fazer o plantio em pequenos buracos feitos na terra. Em seguida, regue a hortinha.

Cuidados com a terra, erva daninha e desenvolvimento das espécies:

Para garantir o desenvolvimento saudável de suas plantinhas é fundamental ficar atenta a importantes aspectos como a limpeza e a presença de ervas daninhas e desconhecidas na horta para que isso não venha atrapalhar a evolução das plantas. Cuidado com a quantidade adequada de água e luz do Sol. Além disso, por vezes, é necessário tirar as folhas secas para que se conservem em desenvolvimento saudável. 

Colheita

Passado algum tempo, você já vai poder colher suas hortaliças prediletas diretamente da sua horta na cozinha e no conforto de sua casa. O tempo de colheita varia de acordo com a hortaliça. Mas geralmente, depois de algumas semanas, elas já estarão prontas para você colher, e, bom preparo da sua comida!

Esperamos que este artigo lhe tenha ajudado a compreender os princípios básicos de como começar a montar uma horta na sua cozinha, ou pelo menos que tenha uma noção, um norte para começar agora mesmo! Caso tenha alguma dúvida, por favor, deixe nos comentários. Será uma grande satisfação respondê-la.

Você vai gostar de ler também: Desvendando os Benefícios da Beterraba

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.