Como manter a casa arrumada

Como manter a casa arrumada em meio à correria do dia a dia?

Manter a nossa casa arrumada e perfumada com aquela sensação aconchegante a gente ama,  as vezes nos parece ser uma “missão impossível” quando nos deparamos com a enorme bagunça proveniente muitas vezes da correria do nosso dia a dia como dona de casa, esposa, mãe e profissional, no caso da mulher que trabalha fora, ou até mesmo em home office, porque esse tipo de trabalho também demanda da gente um certo tempo com qualidade para desenvolvermos as nossas responsabilidades profissionais ainda que seja a partir de nossa casa.

Mas se conseguirmos fazer um planejamento diário de arrumação da casa, que a princípio pode até parecer que não vamos conseguir colocar tudo em prática, e tá tudo bem, porque não há problema algum se não conseguirmos logo de primeira e não der certo todos os dias, o importante é fazer o que puder e com o passar do  tempo e a prática tudo vai começando a se encaixar e percebemos que já não é mais tão difícil assim. Então vamos lá com algumas dicas pra nos ajudar nessa missão!

Estabelecer horários e criar uma rotina diária para manter a casa arrumada é um bom começo.

Primeiramente, o ideal é escolher o melhor dia na semana para a faxina geral, até porque não dá pra fazer isso todos os dias. E nessa mega limpeza inclui, deixar  tudo muito bem limpinho mesmo. Afastar os móveis para varrer atrás e debaixo, retirar o pó, limpar a geladeira e os armários, lavar o banheiro de cima a  baixo, as vidraças, etc. Enfim, deixar tudo “um brinco”. Somente a partir de então pode -se pensar em determinar dias e horários específicos para cada coisa a ser feita. Com tudo limpo e organizado agora basta fazer a manutenção diária.

Levantar cedo é crucial para o desenrolar do dia e manter a casa arrumada.

É gostoso ficar na cama até mais tarde quando não é necessário levar as crianças na escola ou sair para trabalhar fora. Mas ao acordar tarde, a sensação que dá é que parece que o dia fica mais curto e  pode não dar tempo de fazer o que foi proposto, mas nós sabemos que há tempo para tudo e só precisamos de organização, portanto levantar cedo fará toda a diferença na conclusão de nossos afazeres com sucesso ao fim do dia. Vejamos então algumas top dicas para nos ajudar a manter tudo em seu devido lugar.

Como manter a casa arrumada
Como manter a casa arrumada

Ganhamos tempo quando há lugar definido para cada coisa.

Uma dica bem relevante para manter a organização da nossa casa, é ter lugares específicos para guardar cada coisa. Esse hábito permite que tudo esteja bem visível e  nos mostra exatamente quais são os pontos principais de bagunça e facilidade no momento da reorganização do ambiente. Coisas espalhadas por todos os cantos é totalmente inaceitável em se tratando de organização.

Tenha caixas para organizar vários objetos.

As caixas organizadoras são uma mão na roda para guardar todo tipo de coisas como por exemplo, os brinquedos das crianças. Servem também  para guardar os mantimentos dentro dos armários de cozinha, e por serem tão versáteis, dá pra usar até no guarda roupas. Você pode brincar com sua criatividade quando o assunto é organizar em caixas, e o resultado é ótimo porque manda embora aquela visão de coisas espalhadas por todos os cantos.

Não acumule coisas que você não usa..

É bem comum a gente guardar coisas que achamos que podem vir a ser úteis mais tarde. Só que na maioria dos casos leva anos guardados e ocupando espaço em nossos armários e guarda roupas. Aquilo que a gente nem usa mais pode ser que alguém esteja precisando muito. Então é legal separar uma caixa de coisas para doação, e ir colocando nelas tudo aquilo que não tem mais serventia para nós mas que pode vir a ser muito útil para alguém. Tem uma dica legal que diz assim: se você não usa algo por aproximadamente um ano, é bem provável que nunca mais venha usar, então o melhor a ser feito é doar.

Faça a escolha de utensílios práticos para o momento de limpeza da casa e manutenção dela.

Um robô aspirador é um íten  que toda dona de casa deveria ter. É terrível ver o chão que acabamos de limpar, em questão de minutos está sujo novamente, dando a impressão de que todo o trabalho foi em vão. E é assim mesmo, a gente acaba de limpar e sem demora começa o acúmulo de poeira e a tendência é ficar cada vez pior se caso não for logo limpo.. Mas não dá para ficar a mercê de varrer o chão a todo instante, e por essa razão é que o robozinho torna-se extremamente necessário. 

Peça ajuda aos demais membros da família para conseguir manter a casa arrumada.

Uma andorinha só não faz verão, já diz o ditado popular. E apenas um para arrumar e “10 para bagunçar” também não dá! É de suma importância que todos em casa cooperem nesse processo de organização e manutenção da casa, afinal todos são beneficiados com isso. Tudo ficará bem mais fácil se todos tiverem a consciência de que a organização e manutenção do lar não é obrigação “apenas da mamãe”. As crianças podem se encarregar de guardar os brinquedos ao final da brincadeira, colocar os sapatos no lugar, assim como o papai pode tirar e levar o lixo para fora, etc. Toda ajuda, ainda que possa parecer pequena, ainda assim, é de grande importância para que você não tenha uma sobrecarga sobre seu ombros.

Arrume a cozinha a noite.

Levantar de manhã e ver a cozinha limpa é um excelente começo para otimização do tempo. Sabemos há aqueles dias que a gente chega ao fim tão cansadas que tudo o que desejamos é tomar um banho pra se jogar na cama e dormir. E isso é  normal, não somos de ferro e tá tudo bem se um dia outro outro não conseguimos arrumar a cozinha a noite. Mas isso atrapalha muito quando se torna rotineiro. Por outro lado, ao nos depararmos com uma cozinha toda arrumadinha, é um prazer preparar aquele café maravilhoso e arrumar uma mesa de café da manhã sem ter que ficar procurando uma faca limpa para cortar o pão. Com tudo limpo e em seu devido lugar fica bem mais fácil e prático começar o dia.

Por fim, seja constante e resiliente para que tudo permaneça em harmonia e siga melhorando através da prática no  cotidiano e o resultado será  cada dia mais gratificante.

Cada mulher tem o seu jeito de realizar suas tarefas domésticas e são muitas as dicas de como manter a casa organizada, então comente abaixo e deixe as suas dicas também!

Você pode gostar de ler também: Como ser produtiva

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.