Desvendando os Benefícios da Beterraba

Primeiramente vamos saber quais os principais benefícios da beterraba. Antioxidante, diurético, anti-inflamatório. Essas são apenas algumas características desse legume que, além de super acessível, também contribui esteticamente para quem quer ter um emagrecimento saudável. Confira!

Propriedades e outros benefícios da beterraba:

  • Tanto a raiz, bem como, as folhas da beterraba podem ser aproveitadas em uma alimentação saudável. A folhagem agrega cálcio e vitaminas A e C. Já a raiz é rica em fibras, potássio, manganês e ácido fólico. Apenas 100g de beterraba, possuem 43 calorias, 2g de proteína, 10g de carboidratos, 3g de fibra e 7g de açúcar. Além disso, a taxa de gordura chega a quase zero.
  • Devido à  grande quantidade de fibra e do aminoácido glutamina, a beterraba é uma aliada na prevenção da constipação intestinal e reduz os níveis de colesterol, bem como, elevar a quantidade de enzimas antioxidantes no organismo e de glóbulos brancos essenciais para fortalecer o sistema imunológico. A forte presença de zinco também aumenta a produção de células de defesa do nosso corpo.
  • Assim também, beterraba diminui a pressão alta, previne anemia, fortalece os músculos, retarda o envelhecimento precoce, reduz problemas nos pulmões e no fígado por conter vitamina C; protege o sistema nervoso e tem efeitos positivos para a saúde mental por fornecer as vitaminas B1 e B2;  fortalece a saúde dos olhos devido a presença de vitamina A; e ajuda o corpo a produzir mais energia, melhorando o rendimentos nos treinos.
beterraba é bom para anemia

Há alguma ligação entre benefícios da beterraba com sua linda cor arroxeada?

Um pigmento denominado betacianina é que dá a cor arroxeada a essa raiz. Assim, ele é um antioxidante muito eficiente para prevenir alguns tipos de males das células. Apesar de ser conhecida por combater a anemia, definitivamente, não é o alimento mais eficiente para esse caso, já que possui um baixo nível de ferro e de um tipo pouco absorvido pelo organismo. A beterraba produz sucrose (sacarose), por essa razão, de antemão, os diabéticos devem buscar orientação do nutricionista para saber a quantidade indicada de ingestão desse alimento em cada caso específico.  

Receita de húmus de beterraba

Ingredientes: 

  • 2 beterrabas pequenas, (já cozidas)
  • Suco de 1 limão
  • 1 (uma) xícara de chá de grão-de-bico (já cozido)
  • ¼ (um quarto) de xícara (de chá) de azeite de oliva 
  • 2 dentes de alho
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: 

Separe  1 ⁄ 2 (meia) xícara de grão-de-bico seco e deixe de  molho por 24 horas (se preferir use o cozido enlatado). Logo depois, passado o tempo de molho, escorra e lave bem os grãos, coloque na panela de pressão para cozinhar juntamente com as pequenas beterrabas (caso tenha usado o grão-de-bico enlatado, coloque para cozinhar apenas as beterrabas) durante 40 minutos ou até que fiquem macios. No mixer ou processador, coloque as beterrabas descascadas e o grão-de-bico, o suco de limão, o azeite e o alho, e bata tudo até chegar ao ponto de um creme cor-de-rosa. Tempere com sal e pimenta, e está pronto para servir!

Experimente algumas ideias de como consumir a beterraba:

A beterraba é um legume bem versátil e por conta disso pode-se consumi-la de diversas maneiras. Logo, você pode cozinhar, assar, comer crua, e ainda  tem a opção em conserva. 

  • Utilize em saladas cruas ou cozidas.
  • Faça sucos variados como: suco de beterraba com laranja, ou com cenoura, etc.
  • Patê caseiro com beterraba crua e temperos à seu gosto
  • Prepare uma sopa cremosa usando-a como base.
  • Ou simplesmente corte em cubinhos e cozinhe temperada com ervas e limão.

Enfim, use sua criatividade!

Você vai gostar de ler também: Cacau no Sorvete de Chocolate Saudável

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.