Massagem Shantala para bebê é uma técnica de massagem infantil indiana derivada de técnicas Ayurvédicas. Seus benefícios estão bem documentados na literatura científica, e ela é uma forma maravilhosa de facilitar a conexão entre mãe e filho nos primeiros anos de vida do bebê.
Quando o obstetra francês Frédérick Leboyer viajou pelo sul da Índia, ele testemunhou uma mãe acariciando seu bebê com amor e acolhimento por meio da Shantala, e ficou impressionado. Foi aí que ele conheceu a mulher que se chamava Shantala e começou a estudá-la. Desde então, a técnica ficou conhecida em todo o mundo pela forma como toca a criança com delicadeza e cuidado.
O que é Shantala e como beneficia o bebê?
A massagem Shantala é uma técnica indiana que traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento do bebê. Através do toque, essa técnica estimula o sistema sensorial, promovendo a integração sensorial e fortalecendo as conexões entre os neurônios. Além disso, ajuda a desenvolver a consciência corporal, permitindo que os bebês tenham uma melhor noção do espaço e limites físicos, o que melhora sua mobilidade e habilidade motora.
A Shantala também é eficaz para aliviar cólicas, pois ajuda a relaxar os músculos abdominais, reduzindo dores, gases e constipação. A massagem melhora a qualidade do sono do bebê, promovendo o relaxamento. Ela também estimula o sistema imunológico, reduzindo a produção de hormônios do estresse, como o cortisol. Além disso, a massagem auxilia na respiração, melhora o alongamento muscular e corporal, e proporciona sensação de segurança e aconchego, fortalecendo ainda mais o vínculo mamãe-bebê.
Benefícios da massagem Shantala para o desenvolvimento do bebê
Mas os benefícios da massagem Shantala para o bebê não param por aí. Estudos indicam que essa técnica pode ser uma ferramenta terapêutica importante para auxiliar na evolução de bebês prematuros, já que o toque proporciona ganho de peso e equilibra a temperatura do corpo.
Além disso, durante o desenvolvimento do bebê, a Shantala melhora a respiração, expandindo a cavidade torácica, e ajuda no bom funcionamento intestinal e estomacal por meio dos movimentos na região do abdômen. A posição de costas estimula a coluna, e o movimento dos braços, mãos, pernas e pés ajuda a desenvolver a musculatura, ensinando o bebê a realizar movimentos como abrir e fechar, agarrar e soltar.
No entanto, a Shantala tem suas limitações. Só deve ser realizada após os 30 dias de vida, quando a pele já está mais amadurecida e a região do umbigo está quase completamente cicatrizada. Além disso, prefira fazer a massagem em locais calmos e acolhedores, onde mamãe e bebê se conectem por meio da técnica.
Leia também: Amamentar é amar e proteger o seu bebê
Quando é necessário ter cautela na aplicação da massagem shantala?
É importante estar atenta ao aplicar a massagem shantala se o bebê estiver com a saúde debilitada, pois pode agravar o estado de saúde. Além disso, após a vacinação, há que se tomar cuidado para não causar desconforto na área da injeção. É fundamental ressaltar que a orientação de um profissional é indispensável para evitar possíveis danos à saúde do bebê. A técnica pode ser realizada em crianças de até sete anos de idade, desde que aceitem a prática. Contudo, deve-se evitada em caso de diarreia, resfriado, fome ou logo após a amamentação, a fim de evitar desconfortos adicionais causados por essas condições.
Quais os cuidados tomar?
Para realizar a massagem Shantala com segurança, é importante que os pais tomem alguns cuidados específicos. Para começar, perceba quando o bebê está mais confortável para aceitar a massagem. Além disso, devem lavar as mãos com água e sabão antes de iniciar o processo e retirar quaisquer acessórios que possam prejudicar o bebê, como anéis e pulseiras.
A Shantala tonrna-se um momento especial na rotina diária da família e pode até mesmo ser implementada junto com a rotina de sono do bebê, ajudando a criança a dormir melhor durante toda a noite. Por fim, uma dica importante é finalizar a massagem com um banho quentinho, o que pode contribuir ainda mais para o relaxamento do bebê.
Shantala passo a passo
- Escolha um local tranquilo e confortável para realizar a massagem, com uma superfície firme e segura para o bebê.
- Certifique-se de que suas mãos estejam limpas e aquecidas antes de começar. Você pode esfregá-las juntas ou passar as mãos sob água morna para aquecê-las.
- Coloque o bebê deitado de costas sobre uma toalha ou cobertor macio e remova roupas que possam atrapalhar a massagem.
- Comece a massagem pelos membros superiores do bebê, usando movimentos suaves e circulares. Utilize óleo vegetal para facilitar o deslizamento das mãos e evitar o atrito com a pele sensível do bebê.
- Massageie o tórax do bebê, sempre fazendo movimentos suaves e circulares, sem pressionar muito.
- Em seguida, massageie a barriga do bebê, fazendo movimentos em forma de “U” no sentido horário para ajudar a aliviar cólicas e melhorar a digestão.
- Vire o bebê de lado e massageie suas costas, usando movimentos suaves e circulares.
- Finalize a massagem com movimentos suaves nas pernas do bebê.
- Após a massagem, dê um banho quentinho no bebê para ajudá-lo a relaxar e dormir melhor.
Lembre-se de que a massagem Shantala deve ser realizada com cuidado e atenção, e sempre respeitando o conforto e o ritmo do bebê. Consulte um profissional qualificado para orientações específicas sobre a técnica.