Pupunha

O que é pupunha? Deliciosa, nutritiva e versátil, é uma fruta que pode ser usada de diversas formas. Você quer saber quais os benefícios dessa fruta, como usar de outras maneiras e ainda aprender uma deliciosa receita com pupunha? Então vamos lá!

Qual a forma correta de consumir o fruto da pupunha?

A pupunha, se consumida diretamente, sem um preparo prévio, porque pode causar um gosto desagradável na boca, porque contém oxalato de cálcio. Logo, não se recomenda comê-la crua.

Para consumir de forma correta o fruto da pupunha, é necessário cozinhar em uma panela com água e sal por volta de 30 a 60 minutos. Feito isso, deve-se descascar os frutos, cortá-los ao meio para que sejam retiradas as sementes. Então está pronto para consumir.

Benefícios do fruto da pupunha

  • Fortalecimento do sistema imunológico, por conta de suas vitaminas e minerais que reforçam a imunidade do organismo.
  • Prevenção de problemas degenerativos porque possui alta concentração de carotenóides, substâncias ricas em antioxidantes.
  • Contribui para a saúde dos olhos por ser um fruto rico em vitamina A. logo, prevenindo problemas como a catarata.
  • Pupunha é rica em carboidratos que são essenciais para a energia do corpo.
  • Auxilia na perda de peso e, assim também, promove sensação de saciedade.
  • Suas fibras ajudam na absorção de colesterol do organismo, muito prejudicial para a boa atividade do coração.

Você sabia?

  1. Existem duas formas de consumir a pupunha. A forma mais tradicional é a que conhecemos na região norte, cozida em água e sal. Ou pode ser processada para a produção de palmito.
  2. No Brasil, as espécies mais utilizadas para a produção de palmito são a juçara (Euterpe edulis), nativa da Mata Atlântica, e o açaí (Euterpe oleracea), nativo da Amazônia.
  3. Além dos frutos deliciosos e o palmito, a madeira da pupunheira pode ser usada para  diversas coisas.
  4. A pupunha era um dos alimentos mais consumidos pelos povos incas, por conta da sua abundância e valor nutritivo. Além disso, há relatos, que os espanhóis, para dominar o povo inca, utilizou da estratégia de destruir as pupunheiras para prejudicar sua alimentação e tornar mais fácil esse domínio.

Então, vamos conhecer a receita!

Purê de pupunha paraense

Ingredientes para o leite de coco:

Uma medida de coco para duas medidas de água entre quente e morna.

Ingredientes para o purê:

  • Um cacho de pupunha paraense cozida
  • 300 ml de leite de coco
  • 2 (duas) colheres de chá de sal para o cozimento da  pupunha
  • 1 (uma) colher de sopa de manteiga 
  • Pimenta do reino
  • 1 coco seco

Preparação

Modo de preparo do leite de coco

  1. Em uma panela aqueça as duas medidas de água. Descasque a carne do coco e descarte as cascas escuras. Reserve somente o coco. Pique o coco e leve em água corrente. No liquidificador coloque o coco e as duas medidas de água quente. Na velocidade máxima, triture totalmente o coco. Em seguida, use de preferência um voal para coar retirando todo o líquido que se tornou em leite. 

Obs. Utilize o coco triturado que restou numa outra receita de sua preferência.

Como preparar o Purê

Primeiramente lave as pupunhas. Logo depois ponha em uma panela e acrescente água o suficiente para cobri-las. Coloque sal e leve para cozinhar por aproximadamente 1 hora. Se for preciso pode adicionar mais água. Você saberá que estarão cozidas quando os talos estiverem se soltando do fruto. Descasque, remova e descarte  as sementes. Em uma panela coloque as pupunhas, a manteiga, o leite de coco, sal e pimenta do reino. Leve ao fogo baixo e mexa sem pausa até chegar ao ponto de purê. Por fim espere esfriar apenas um pouquinho para que seja servido ainda bem quentinho. 

Você vai gostar de ler também: Caju: Benefícios + Receita Deliciosa

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.